Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Resenha: Se Eu Ficar



Resenha

Se Eu Ficar

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

Sinopse:
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.




OPINIÃO DELE: 

Você gosta de chorar com um livro? Ou você gosta de um bom livro? Para ler Se Eu Ficar, você precisa escolher entre um e outro. E mais, pra chorar, você tem que ser um leitor que não necessita de muita profundidade na história para se envolver. Para mim, foi uma decepção. Parece que o único intuito da autora era atender à primeira opção.


Mia é uma menina comum, moradora do Oregon, com uma família feliz. Mas ela não se sente totalmente integrada. Sua maior excentricidade é tocar violoncelo e curtir música clássica, apesar de ter pais e namorado roqueiros. Seu pai é agora professor, sua mãe executiva e seu irmãozinho, Teddy, é uma criança adorável. Adam, o namorado, é membro da Shooting Star, uma banda de rock em início de carreira. Os dois se conheceram na escola durante as aulas de música e, mesmo sendo de círculos diferentes, apaixonaram-se. Ela, fã de música clássica, violoncelista e estudiosa. Ele, rockeiro e popular. Apesar das diferenças, o amor deles parece verdadeiro e longevo, até o período atual, em que eles provavelmente tomarão rumos diferentes por conta de suas opções profissionais. E a grande decisão que ela parecia ter que tomar era entre ir estudar música em Nova York ou continuar perto do namorado e sua banda. 

Parecia.

Pois um acidente de carro envolvendo sua família muda tudo, logo no início da história (como o livro alterna passado e presente, o que contei acima vem um pouquinho depois do acidente).
E é aqui que a verdadeira escolha que Mia terá que fazer acontece, mesmo ela só se dando conta disso um pouco mais adiante. Não contarei qual escolha é essa, apesar de ela já estar meio implícita. Quer dizer, eu já li o livro sabendo do que se tratava tal escolha, mas talvez alguém não saiba...

A partir do acidente, Mia se encontra em uma condição incomum: desprendida de seu próprio corpo. Apesar do coma, ela pode circular pelo hospital, ouvir as pessoas, ver o que ocorre com sua família. Só não pode atravessar paredes, teletransportar-se para qualquer lugar, ser vista ou ouvida (afinal, seu corpo físico continua deitado em uma cama de UTI do hospital). 

Um diferencial interessante do livro é a sua não divisão em capítulos numerados e separados. A divisão é temporal: em horas e minutos do dia do acidente. Particularmente, achei os personagens pouco profundos (ou circulares). O único que foge disso e tem um pouco de humanidade, pra mim, é o avô da menina, em uma bela (rara) passagem. No mais, a impressão que fiquei é que o único objetivo da autora é de fazer um livro triste ao extremo, como se isso fosse sinal de qualidade, perdendo várias oportunidades de deixá-lo mais real, mais complexo, mais profundo - com uma imperfeiçãozinha aqui, uma inversão de tendência ali... Pelo menos as últimas (duas, talvez três) páginas foram bem escritas.


O livro deu origem a um recém lançado filme que está sendo muito comentado. Mas começaram mal escalando uma quase loira pra fazer uma personagem necessariamente morena. Sinceramente, ler o livro eliminou qualquer vontade minha de vê-lo.


NOTA DELE:








Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Eu quando vi o trailer do filme, fiquei, nossa tenho que ler o livro antes de ver o filme , o livro desse ser mais profundo que o filme, que nada! Eu me decepcionei com livro, ainda não assisti o filme, pretendo, mas o livro não foi o que eu achei que fosse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me faleeee...
      O livro me desapontou demais.
      Perdi muito a vontade de ver o filme, apesar de achar q eles devem ter explorado melhor as cenas de emoção no cinema, mas é apenas uma impressão...
      Beijosss

      Excluir
  2. Oi!
    Ultimamente só tenho visto resenhas negativas do livro. O que diminuiu bastante minhas expectativas sobre ele.
    Já o filme está com criticas positivas.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa.

      Acho que todo mundo se decepcionou com o livro. Quem será que gerou tanta expectativa positiva, né?
      O filme deve ser melhor, mais bem adaptado mesmo =)
      Ainda não vi, mas fiquei com essa impressão só pelo trailler.
      Mas agora não tenho muita intenção de ir assistir... rs

      To indo lá ver seu blog =)
      Depois me ensina a colocar o link assim? Eu sou um zero à esquerda em muitas coisas de informática, imagina o quanto apanhamos pra fazer esse blog... kkkk

      Bjoss

      Excluir
  3. Olá!
    Sabe que me pediram para eu ler este livro há um tempinho... mas de cara já não senti vontade de lê-lo. Talvez porque a capa já seja do filme haha Mas sei lá, aquele negócio que tá todo mundo lendo... eu tenho um receio disso....
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii...
      É, a capa já não é muito convidativa por ser do filme, e ainda o livro não convence... kkkk
      Pois é, to desistindo de ler livros porque os outros estão lendo. Acho melhor continuar com as minhas escolhas mesmo hehe.

      Beijoss

      Excluir
  4. Sua resenha é muito bem escrita, e enterrou qualquer vontade minha de ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda.
      Obrigado pelo elogio sobre a resenha.
      Mas gostaria de dizer que nossa resenha não é pra desestimular qualquer leitura, já que gostos são bem diferentes.
      O livro foi um sucesso a ponto de virar filme, né?
      Mas se você já não tinha vontade de ler antes, eu entendo... rs
      Bjos

      Excluir