Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

sábado, 6 de setembro de 2014

Resenha: Os 13 Porques



Resenha

Os 13 Porques

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256

Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.








OPINIÃO DELA:


Minha sensação depois de ler esse livro é INEXPLICÁVEL! O livro é incrível e resume muito do que eu penso sobre o sofrimento ser relativo. 


Muitas pessoas têm a mania de achar que “querer se matar” é uma fase dos adolescentes e que eles jamais tirariam a própria vida. Assim, não dão atenção nem oferecem apoio aos questionamentos feitos por eles. Foi isso que senti com a história de Hannah Baker... Os sinais eram claros, mas ninguém quis enxergar, ninguém se dispôs a prestar um pouco mais de atenção aos sentimentos dela, e ela se viu completamente sozinha. Mais que não tentar ajudar Hannah, seus “colegas” de escola não se davam conta da proporção que suas ações tomavam na vida dela. 

Então, quando Hannah decide tirar a própria vida ela deixa treze fitas cassete que devem chegar a treze pessoas que a fizeram tomar essa decisão direta ou indiretamente para que saibam a repercussão do que fizeram e repensem suas ações e consequências das mesmas na vida de outrem. E o autor faz isso muito bem... Conseguimos entender cada ligação entre as ações distintas que fizeram Hannah querer desistir de si mesma.

O autor ainda consegue colocar um personagem principal masculino, Clay Jensen, que torna a história muito mais interessante. Para não soltar spoiler eu só posso dizer que Clay nos faz pensar que devemos insistir no que queremos e no que percebemos que podemos fazer pelo outro... Porque deixar de se arriscar por alguém, algumas vezes, pode não ter volta. Fiquei o livro todo pensando em como a história poderia ser diferente se Clay tivesse menos medo de conhecer a verdadeira Hannah. E tem mais... Apesar de o livro já começar com Hannah morta, as gravações a fazem estar muito presente, eu ficava aflita querendo saber sobre a próxima fita, os seus sentimentos foram muito bem escritos e sofri com cada declaração da menina.

“Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério. [...] Mas não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar a decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça.” – Hannah Baker

 É inegável que a premissa do livro assusta um pouco e gera muito preconceito. Só de falar que você está lendo um livro que trata de suicídio a maioria das pessoas se espantam. E eu acredito que isso não deveria ser um assunto intocável. Se fosse mais discutido, talvez mortes seriam evitadas. Mas, sem querer causar polêmica, eu ressalto que essa é apenas minha opinião. 

Livro FANTÁSTICO! Não tiraria nem acrescentaria nada e, para superar ainda mais as minhas expectativas, existem vários telefones no fim do livro para quem estiver precisando de ajuda e pensando em cometer suicídio. O livro é praticamente um alerta ao tema que deve ser tratado com mais seriedade e abertura. Como já disse no começo, sofrimento é relativo e se alguém chega ao ponto de querer liquidar a própria vida, ela tem suas razões e com certeza nada é “bobeira”. Eu poderia ficar falando sobre o livro e o assunto por várias páginas, mas acho que já falei o suficiente. Eu só posso recomendar este livro porque é SENSACIONAL!


NOTA DELA:









Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro e sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler! =)
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme tudo bem sim e vc?
      Eu já tinha muitas expectativas sobre ele e olha que não atrapalhou porque só me surpreendeu!
      Se vc tiver a oportunidade de ler o livro nem pense duas vezes...o único problema é q ele é difícil de encontrar e o preço é bem salgado =(
      Beijão!!!

      Excluir
  2. Eu já tinha muito interesse em ler esse livro, depois dessa resenha eu necessito lê-lo.
    Acho que você também vai gostar dos livros "Antes que eu vá" e "Reconstruindo Amelia".
    Bjs.
    Amanda
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa acabei de comprar Antes que eu vá e "reconstruindo Amelia" está na minha lista de livros que eu quero muito...sempre tem a lista de q a gente quer muito e dos que "não ligaríamos nem um pouco de ter" hauahauahau e este está na primeira..então acho que vou gostar mesmo..necessito!!!
      Quanto ao livro "os treze porquês" eu estava louca atrás dele e encontrei alguns exemplares em um dia específico na bienal...na livraria cultura ele é mto caro, mas acho q dá pra achar mais em conta na amazon ou em e-book. Beijão Amanda!!! Quando ler me diz o que achou e eu te digo o que achei de "antes que eu vá" logo mais no seu blog;)

      Excluir
  3. Estou querendo MUITO ler este livro... Um dia baixei no meu celular, mas as letras em itálico ficavam normais... aí ficou muito confuso e acabei não entendendo nada da história rsrs
    Ouço falar muito bem mesmo deste livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que baixei e ficava olhando o pdf meio que pensando que era falso hahahaha Eu não acreditei que ele era tão difícil de encontrar em formato físico e tão caro para o meu bolso que poderia estar disponível tão fácil em pdf...conclusão: esperei e encontrei mil anos depois...se eu encontrar mais um exemplar dele faço sorteio porque vejo tanta gente querendo esse livro!!! E ele foi publicado por uma editora incomum pra esse tipo de livro, não entendo até agora o motivo da editora ática publicá-lo! Leia sim...se vc conseguir ler no pc já é ótimo, vale o esforço!
      Beijãããoo!!!

      Excluir