Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Resenha: Métrica - Trilogia Slammed - Livro 01


Resenha

 Métrica 
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304

Sinopse:
O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

    

OPINIÃO DELA:

     Sou mais uma influenciada pelo que todo mundo falou sobre o livro e disse que tinha a ver com “poesia”. Precisei comprar! Li “Um Caso Perdido” da mesma autora, aí então só conseguia pensar nesse livro. E eu amei! Que enredo é esse?! Onde essa autora se escondia todo esse tempo?! Virei fã! Li “Métrica” em um dia, não era para ler “Pausa” logo em seguida, mas eu não aguentei e já estou lendo. Preparem-se, esse livro mexe com qualquer pessoa, é mesmo diferente de tudo que eu já li!



     A personagem principal e narradora da história é Layken (Lake). Ela morava no Texas com seu irmão de 9 anos Kel e seus pais. Até que o seu pai vem a falecer e a vida deles muda para sempre. Seis meses depois da morte, os três já se mudaram para Michigan por questões financeiras, segundo sua mãe. Lake odiou ter se mudado até conhecer seu vizinho, Will. Bastou um encontro para que os dois soubessem pelo menos de uma coisa em suas vidas: eles queriam ficar juntos, para sempre. A intensidade da relação deles é fantástica e o modo como eles se envolvem naturalmente faz a gente torcer para que tudo dê certo, mas não é um romance comum, coisa de adolescente. Logo começam a aparecer muitas pedras no caminho deles e muitas coisas estão em jogo na vida dos dois caso escolham ficar juntos. 

     Eu chorei do começo ao fim desse livro. O romance chama a atenção, mas, como eu já tinha escutado falar, não é simplesmente uma história de amor. É uma grande lição. É ver o tempo todo pessoas aceitando cada muro que a vida coloca na sua frente, na frente da sua felicidade e tentando achar uma alternativa para continuar de pé. É passar pelo luto e por todo tipo de problema e aceitar que às vezes a vida não segue uma linha cronológica de fatos. Aceitar que crescer realmente tem mais a ver com o que você vive do que com a idade que você tem. E que suas escolhas têm um peso, e você terá que arcar com ele depois. 

     Dentro deste turbilhão de emoções, aparecem duas criaturas apaixonantes! Kel e Caulder, irmãos de Lake e Will, respectivamente. Essas crianças de apenas nove anos nos ensinam durante o enredo que é preciso encontrar motivos para rir, mesmo que tudo esteja dando errado. A inocência dos dois faz a história ser ainda mais linda. Também tenho que adicionar a essa lista de personagens a amiga que Lake faz no colégio, Eddie. Uma garota que tem tudo para querer que o mundo acabe por tudo que ela já passou, mas ainda tem motivos para ser bondosa, sorridente e compreensiva. Fiquei me perguntando se uma pessoa como Eddie existe mesmo de tão encantada que fiquei com a personalidade e a força da personagem! E seu namorado Gavin, que a ama mais que tudo no mundo e que lhe dá a segurança que precisa. Que casal lindo esses dois!

     É uma história até comum, muitas pessoas perdem pessoas que amam, mas a inovação está em envolver a poesia.  A poesia livre, aquela que surge lá de dentro do coração. Will vai nos apresentar essa poesia e não tem como não amar e não querer ver isso de perto. Eu nunca ouvira ninguém falar sobre esse tipo de competição que envolve poesia e performance, ainda mais da maneira que é abordada no livro. É como se fosse um escape para aliviar a alma, deixar sair tudo que está dentro de você, seja bom ou ruim, alegre ou triste, em métricas perfeitas. Sentimos o quanto a vida é frágil ao ler esse livro. E que se você não souber dar um murro nela quando necessário, ela pode ser extremamente cruel. 
     
     Porém, não pensem que é só uma história triste. É tocante e mexe com assuntos que não queremos tratar porque podem nos deixar vulneráveis, mas é a realidade de muitas pessoas e o fato de encontrar na poesia uma maneira de se expressar e ver o que a vida ainda tem a oferecer mesmo durante a escuridão... Eu não tenho palavras pra descrever as sensações que tive durante a leitura do livro. É maravilhoso e mexe com a maneira que enxergamos as coisas. O livro é praticamente uma poesia para celebrar a vida...

A trilha sonora também é linda e já adoro “The Avett Brothers"!

NOTA DELA:



Slam Poetry




Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Ai Deus, aaiii Deus! Preciso ler esse livro e a cada resenha que leio minha vontade só aumenta. Será que vende nas Americanas físicas? Vou lá ver amanhã e se tiver vou logo comprando! Adoro New Adults mas li apenas 2 livros do gênero.

    Beijão <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi vc precisa mesmo desse livro <3
      Nossa eu me apaixonei pelo livro! E o tipo de "mocinho" é bem diferente sabe... não é o estilo badboy... não parece intenção da autora querer que a gente babe pelo cara e tal rs
      O foco é toda a construção da história e da vida dos dois mesmo...é a coisa mais linda esse livro vc tem q ler!!! Perfeito! Eu acho difícil ter em loja física mas eu moro em cidade pequena...talvez na sua tenha =D
      Outro dia achei na Americanas daqui a série fallen inteira e o chamado do cuco e morte súbita então talvez tenha sim!
      Beijão Gabi!!! <3

      Excluir
  2. Oie!
    Poxa, vc me deixou com vontade de ler este livro hahaha
    não estava nem ai pra ele, pensando que seria mais uma série chatinha, e da moda, como sempre... mas pelo jeito não *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani tá na moda mas é muito criativa a série...a autora é muito boa mesmo! Pra mim é uma das melhores do gênero... Ela é muito diferente e todo livro dela tem poesia e música que ela mesma faz e depois um músico não conhecido acaba usando a música e vai virando uma playlist os livros dela com músicas q ela mesma fez o.O
      É tudo bem novo eu acho e os "mocinhos" e "mocinhas" dos livros não são perfeitos sabe... o carinha desse livro por exemplo não é igual aos outros que a gente vê nos New Adults... eu recomendo todos os livros da Colleen Hoover Dani e na página dela aqui no blog tem uma curiosidade mto fofa... A gente sabe que autor não fica exatamente "rico" com livros...e mesmo assim desde que ela começou ela faz questão de dar um livro por dia dela... mto fofa! hahaha falei demais! Beijos espero que goste se for ler!

      Excluir
    2. Nooooossa.. ganhou meu respeito!! Realmente não é fácil ficar rico com livros hahha
      Muita bondade dela <3

      Excluir