Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Resenha: Os Últimos Soldados da Guerra Fria



Resenha

Os Últimos Soldados da Guerra Fria

Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 416

Sinopse:
'Os últimos soldados da Guerra Fria' narra a aventura dos espiões cubanos em território americano e mostra os tentáculos de uma rede terrorista com sede na Flórida e ramificações na América Central, e que, segundo o autor, conta com o apoio tácito nos Estados Unidos de membros do Poder Legislativo e com certa complacência do Executivo e do Judiciário.  Ao escrever uma história cheia de peripécias dignas dos melhores romances de espionagem, Fernando Morais mostra mais uma vez como se faz jornalismo de primeira qualidade, com rigor investigativo, imparcialidade narrativa e sofisticados recursos literários.



OPINIÃO DELE:

Contando uma curiosa e quase secreta história de espionagem e crimes internacionais envolvendo os vizinhos Cuba e EUA, Fernando Morais nos envolve. São 400 páginas narrando a história de 5 principais personagens que vão, de um modo ou de outro, - na maioria das vezes sob o disfarce de desertores da Revolução Cubana - trabalhar a serviço do governo Fidel Castro, infiltrando-se em organizações de extrema direita formada por contrarrevolucionários exilados nos EUA. Seus trabalhos mostram-se de fundamental importância na diminuição de ataques terroristas que objetivavam minar a indústria do turismo na ilha, principal fonte de receitas e o balão de oxigênio que mantivera viva a pequena nação afetada pelo bloqueio econômico imposto pelos EUA.


Fernando Morais é um craque da literatura brasileira. Seus livros contando fatos e personagens da nossa história são marcantes e essenciais na estante daqueles que apreciam bons livros. Os Últimos Soldados da Guerra Fria é, até agora, o melhor livro dele dentre os que já li. Estou ansioso para ler Chatô, um livro que queria há anos e que finalmente consegui. Enquanto não o leio, OUSGF ocupa o posto de obra prima.

Muito diferente da visão hollywoodiana da espionagem, a realidade dos cubanos infiltrados era de uma vida simples, arriscada e muito puxada. Sem contar com aportes financeiros provindos do governo cubano, os agentes necessitavam trabalhar para se manterem em solo americano. Mas a principal dificuldade, certamente, era a distância da família, já que para não comprometer o disfarce, a maioria saíra de Cuba como desertores que fugiram quando tiveram a oportunidade, abandonando as próprias famílias para trás, que sofriam além da distância com o status de parente de um traidor.

Em meio a esse ambiente, Morais relata episódios correlatos, como os referidos atentados a hotéis e pontos turísticos de Havana, o funcionamento das organizações anti-castristas baseadas em Miami, a relação entre a cúpula do governo norte-americano e cubano e o curioso papel desempenhado pelo recém falecido ganhador do Prêmio Nobel Gabriel Garcia Márquez nessa história.

Indico esse livro a todos que possuem um gosto minimamente eclético para leitura. Se você gosta de história, leia esse livro. Se você gosta de política, leia esse livro. Se você gosta de thrillers, de livros investigativos, de histórias de espionagem ou apenas de uma boa leitura, definitivamente, leia esse livro.


NOTA DELE:






(O vídeo contém "spoiler", apesar de ser uma história real, portanto, com final já conhecido)



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas apesar de não ser um grande fã de política, me interessei por essa história. Sabendo que é um bom livro, não apenas pelo tema, mas principalmente por saber que foi uma leitura tão interessante para você. Vou anotar a dica. :D

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ricardo.
      Então, eu sou um grande fã do autor. A história é muito interessante, e isso eu não esperava quando comprei.
      Espero que goste também. xD
      Vou dar uma passada lá no seu blog, ainda não conheço =)

      Grande abraço.

      Excluir