Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Resenha: Claros Sinais de Loucura



Resenha

Claros Sinais de Loucura

Autor: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Páginas: 254

Sinopse:
Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai tornou-se alcoólatra. Prestes a completar doze anos, Sarah sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa porque seu primeiro beijo de língua ainda não aconteceu. Tragédia e humor combinam-se de forma magistral nesta incrível história sobre a aventura que é crescer.




OPINIÃO DELA:

Ainda não sei o motivo de eu demorar tanto para ler um livro relativamente pequeno. Acho que criei expectativas demais por causa do assunto abordado, mas a narrativa só fica boa mesmo quando o livro já está terminando. O fato é que acontece tanta coisa ruim na vida dessa pequena garota de 12 anos que me dava vontade de parar a leitura de raiva por ela ser tão “azarada”. E também tem o meu lado emocional... Acabei me identificando com os questionamentos que Sarah fazia sobre sua vida: tem coisas que a gente só quer esquecer e não tocar na “ferida”.


Sarah Nelson é uma garotinha muito madura para sua idade. Sofre muito por ter uma mãe internada em uma clínica psiquiátrica, pois tentou afogar a ela e a seu irmão gêmeo, Simon, que não sobreviveu. A notícia sobre o incidente se espalha e a menina é obrigada a mudar de cidade com seu pai toda vez que alguém descobre que eles são a família do famoso caso. E, como se não bastasse, desde que isso aconteceu seu pai tornou-se alcoólatra.

Com 12 anos, suas férias de verão não parecem divertidas. Muito provavelmente ela terá que ir de novo para a casa dos avós. Sua amiga Lisa não estará na cidade e ela precisa ganhar a aposta do primeiro beijo. Além de Lisa, Sarah tem Planta como melhor amiga - que é exatamente uma planta - e que provavelmente guarda todos os seus segredos.

Ademais, Sarah vive com medo de ficar como sua mãe e tenta encontrar sinais de que está enlouquecendo. Ela tem dois diários: um secreto, no qual escreve tudo que pensa, e um de mentira, com escritos normais como de qualquer garota em um diário, que ela deixa em lugares óbvios. Também coleciona palavras preferidas e palavras-problema, que são palavras que ela não pode nem pensar em dizer como “loucura” ou “amor”. Ela também leu “O Sol É Para Todos” e resolve escrever para o advogado Atticus Finch - personagem do livro que admira muito -, a carta que o professor da sua escola pede.

Sarah fica parte das férias de verão com Charlotte - aluna de seu pai - e Finn, personagem por quem ela tem uma forte ligação emocional. Creio que o enfoque do livro é mostrar a mudança pela qual Sarah passa nesse verão, seu crescimento, sua coragem de fazer o que acha que é necessário há muito tempo para deixar de sofrer e viver sua vida sem medo de dizer quem é. É nessa parte que o livro fica interessante e Karen Harrington realmente surpreende com as mudanças da protagonista, que é muito nova, mas já tem que lidar com problemas de adultos e nunca pôde contar com ninguém além dela mesma. Eu recomendo a leitura, mas ressalto que no começo ela é cansativa. Acredito que com uma premissa dessas daria para construir uma narrativa que prendesse mais o leitor desde o começo, mas ainda não perde seu valor e a ótima personagem que é Sarah Nelson.

NOTA DELA:






Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. A premissa do livro parece ser muito interessante. Mas como ela sozinha não é suficiente para que livro seja bom. Acho que é forma como o autor lida com as palavras é que realmente conta, no final. Eu fiquei curiosa para ler o livro. A loucura é um tema que me interessa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema me interessa também...eu adoro livros perturbadores...e esse é um deles! Que bom que incentivei você...a Sarah personagem principal é ótima! Beijão!

      Excluir
  2. Eu amo tanto esse livro *-* A Sarah <3
    Fico feliz que tenha gostado do livro mesmo dando 3 estrelas. A Sarah é uma personagens precoce e muito forte.
    Linda resenha.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai a Sarah foi uma personagem muito bem construída não é? Eu achei a leitura lenta, mas não tira o mérito do livro mesmo Gabi! Beijão!

      Excluir
  3. oi, passei aqui viu e adorei me inscrevi
    beijinhos <333
    passei no meu http://marcelamarr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom Marcela! Venha sempre visitar ;) Vou passar sim! Beijão!

      Excluir