Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Resenha: Fale!



Resenha

Fale!

Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 224

Sinopse:
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais -- porém espinhosos como o bullying -- do cotidiano dos adolescentes.



OPINIÃO DELE: 


Fale! é um drama psicológico intenso. Nunca vi um título tão propício ao que um livro se propõe a nos passar. O nó na garganta de Melinda rapidamente passa para a nossa garganta. 
Seus sentimentos logo viram nossos. Com capítulos mais curtos, sua leitura se torna dinâmica. E assim, o livro voa. Parece que as páginas viram sozinhas.


Melinda é uma típica menina recém adolescente, enfrentando seus primeiros dias de 1o colegial. Apesar de voltar à mesma escola, encontrar os mesmos colegas e (ex)amigos, nem tudo está igual. Melinda não está igual. Algo aconteceu nessa transição, o que fez dela uma menina extremamente quieta, com uma queda brusca em seu desempenho escolar, com muros recém erguidos entre ela e as demais pessoas. Até mesmo seus pais, suas amigas...

O livro é tão sólido, conciso e com uma narrativa emocionante que não consegui pegar um excerto que o representasse como um todo. Não há uma passagem mais marcante que outra, uma mais importante que a outra. O forte do livro está no seu conjunto. Por isso, fiz o contrário: resolvi pegar uma partezinha sem tanta importância como as outras para que todos sentissem a narrativa, os detalhes que tornam o livro tão rico. E mais: para que todos saibam que o que te espera durante a leitura é bem mais.


"Estou escondida no banheiro, esperando que a área seja liberada. Dou uma espiada pela porta. O Diretor Diretor vê outro estudante errante perambular pelo corredor.
Diretor Diretor: - Onde está a sua autorização de atraso, meu jovem?

Estudante Errante: - Estou indo pegar uma agora.

DD: - Mas você não pode circular sem ela.

EE: - Eu sei, estou tão chateado. Por isso a minha pressa para ir logo pegar uma.

O Diretor Diretor faz uma pausa, com uma expressão no rosto parecida com a do Patolino quando percebe que acabou de ser trollado pelo Pernalonga.

DD: - Bom, então vá lá pegar logo a autorização.
O Estudante Errante sai correndo pelo corredor, acenando e sorrindo. O Diretor Diretor caminha na direção oposta, recapitulando a conversa, tentando descobrir o que tinha dado errado. Quando me lembro dessa história, dou risada."

Senti falta de um clímax na história, um turning point na narrativa. Mas pensando bem, talvez seja isso que traga um tom tão verossímil ao texto: na vida real, nem sempre isso acontece. Nem sempre a menina se torna a rainha do baile, o menino tímido vira capitão do time de rúgbi... E isso parece ser uma característica da Laurie Anderson, já que não é seu primeiro livro com tal ritmo. E se me permitirem dar um conselho, não leiam a parte denominada ESCUTE! assim que abrir o livro, onde ela está localizada. Acho mais legal e menos sugestivo deixar para lê-lo após o término. No final, tem ainda uma entrevista com a autora bem legal.

A autora, a mesma de Garotas de Vidro, construiu sua protagonista após um sonho (ou pesadelo) que teve, e mal poderia imaginar que representaria um drama vivido por muitas outras pessoas, e similar ao que sofre um outro sem-número de homens, mulheres e crianças pelo mundo. A voz (ou falta de) da Melinda ecoa em nosso interior por todas as 224 páginas, engrossada pelas milhares de vozes que viram e vêem no livro sua representação, sua impotência, sua mudez... Acho que esse é o motivo de um silêncio soar tão alto.


NOTA DELE:











Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. É legal vc comentar mesmo pra não ler esta parte Escute! rsrs
    No livro Gen, volume 1, a introdução conta um spoiler do tamanho do mundo! nossa... graças a Deus eu só li depois de ter terminado o livro rs
    Muito legal a resenha. Mais um pra minha lista de desejados hahaa
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro ainda não li, mas quando o ler, vou tomar cuidado. Dá muita raiva né? rs
      Obrigado pelo elogio. Leia sim, o livro eh bem legal mesmo. =)
      Beijão

      Excluir
  2. Eu estou tão ansiosa para ter esse livro em mãos! Todo mundo fala super bem da história, mas sua resenha me deu uma visão bem mais clara do que realmente me espera. Confesso que me deixou mais curiosa também! Sua resenha ficou perfeita!! E pode apostar que eu seguirei seu conselho! rsrsrs Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios... Mas devo dar todo o crédito ao livro kkk
      O livro sim faz jus.
      Leia mesmo. E que bom que vai seguir meu conselho, depois me conte se ajudou ou atrapalhou na leitura ;)
      Beijao

      Excluir
  3. Adoro a escrita da Laurie, li Garotas de Vidro ano passado e ele se tornou um de meus livros favoritos.
    Te indiquei em uma tag lá no blog <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/09/tag-conhecendo-blogueira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Garotas de Vidro a Karina leu, Fale eu que li rs.
      Ah, já mostrei a tag pra ela, que ficou super empolgada pra fazer.
      Bjs

      Excluir