Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

domingo, 10 de agosto de 2014

Resenha: Quem é você, Alasca?



Resenha

Quem é você, Alasca?

Autor: John Green
Editora: Intrínseca / WMF Martins Fontes
Páginas: 229

Sinopse:
   Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa, vai estudar em um colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. 
   Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.








OPINIÃO DELA:

     Que me desculpem os fãs de “A Culpa é das Estrelas”, mas tenho que dizer que gostei mais de “Quem é você, Alasca?”. O motivo por não te-lo coloca no meu Book Rank é simplesmente porque acho que o tema de A Culpa é das Estrelas chama mais a atenção, mas com certeza gostei e me identifiquei muito mais com a narrativa deste aqui.


     O livro conta a historia de Miles, um garoto que adora ler biografias e, principalmente, colecionar as últimas palavras de personalidades e decorá-las. Em uma destas últimas palavras ele sente que deve sair do seu mundinho e ir em busca do seu “grande talvez”. Miles decide ir para o colégio interno onde seu pai estudou, um colégio famoso por seus trotes, faz as malas e espera que lá encontre amigos de verdade, já que ele era muito solitário.
     Assim que chega ao colégio encontra com seu colega de quarto, o Coronel, e em pouco tempo de conversa ele já é apresentado para a menina que iria fazer tudo mudar na sua cabeça e no seu coração, a misteriosa Alasca!
     A partir daí a vida de Miles vai mudar, não por ser um colégio com bebedeira e muita festa, mas por participar da vida de cada um dos seus amigos, que carregam uma carga emocional intensa. A narrativa em si é muito apreensiva e o bom humor do autor ajuda para que as histórias de cada personagem não fiquem tão “carregadas”, assim a leitura fica mais suave e o leitor consegue se entreter mais.

     O enredo é dividido entre antes e depois de um grande fato do livro e existe uma contagem regressiva até o dia zero, que faz o leitor (incluindo eu) ficar mais ansioso ainda para saber o que vai acontecer. E acontece! Quase surtei nessa parte do livro! Mas prefiro deixar que quem leia esta resenha fique empolgado para ler, pois realmente compensa e muito!

     Minha única ressalva é que, para o bem ou para o mal, sempre tem semelhanças nos livros do John Green, algumas coisas começam a ficar previsíveis. Mas isso não é problema, porque cada personagem dele tem uma personalidade muito diferente, muito própria! Não há ligação com os personagens dos outros livros, a meu ver. E o que digo que ele tem como característica frequente é colocar humor mesmo quando o assunto é bem intenso e sempre te deixar refletindo sobre algum assunto abordado. E neste caso tem muitos, inclusive o “grande talvez” de Miles. Leiam porque é muito bom! Alasca tem um lugar no meu coração, sou apaixonada pela personagem, talvez porque eu compartilhe do seu modo de pensar...

“Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer.”
“Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.”

OPINIÃO DELA:





Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Olá!
    Este livro é bem famoso né? Mas ainda não li e me surpreendi quando você fala que é melhor que ACEDE.
    Não sou fã deste segundo ams gostei bastante da história!
    Adorei a resenha!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente me surpreendi com ele e me identifiquei mais com a personalidade das personagens desse livro, acho que vai de cada um mesmo! Mas leia sim, de qualquer forma todos os livros do JG trazem algum tipo de mensagem legal e a narrativa dele não é cansativa! Eu super recomendo e se vc ler vem aqui contar o que achou!
    Beijão ;)

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!! Acredita q ainda não li nada do autor? Comecei a ler A culpa e não gostei, mas esse eu tenho curiosidade pq Alasca é bipolar não é? Prazer, eu.kkk. Acho q eu ia me identificar muitooo. E sua resenha me deixou curiosa. Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Alasca é uma garota um pouco perturbada, me identifiquei demais com ela Gih e qdo terminei pensei: Isso tinha que ir pro cinema já! hahaha
    Leia sim! A leitura dele é fácil como em a culpa é das estrelas...no começo do livro talvez n se empolgue mas espera ele chegar no colégio que aí com ctz vc vai gostar! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi de novo haha
    Gostei tbm mais deste livro que ACEDE. Não sei se eu diria o mesmo, se eu lesse A culpa.. de novo... Mas neste momento, que ainda não virou tanta febre, prefiro este hahaha
    Gostei demais de Alasca. Ela me conquistou muito. O Coronel, de início achei muito marrentinho, mas depois foi me conquistando. O Miles é uma figura, gostei de cara! E pior que aconteceu o mesmo comigo, do que vc disse sobre as semelhanças. Viu também que ele costuma dar nome às coisas que não tem nome? Tipo a "mesa de centro", que vira MESA DE CENTRO (com letras maiúsculas)? Que eu me recorde, ele usou a mesma tática no ACEDE... rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! hahahaha não sei ele tem um jeito muito previsível de escrever...tenho vontade de ler will & will justamente porque tem outro autor junto e um super autor por sinal...pq o John Green é muuito previsível!
      Beijãão!

      Excluir