Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Resenha: Água para Elefantes



Resenha

Água para Elefantes

Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272

Sinopse:
     Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
     Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
     Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
     É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
     Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


OPINIÃO DELE:

Respeitável público... Eis aqui um livro digno de seus aplausos!

     Água Para Elefantes consegue reunir diversos tópicos em um único enredo, mas de uma maneira muito própria. Para se ter ideia, o livro trata, principalmente, de uma história de amor impossível e da velhice, com um plano de fundo no mínimo inusitado: o ambiente circense. Soma-se a isso tudo ainda a conjuntura da era pós depressão de 29. O resultado, óbvio, é um livro único.

     Jacob, um típico garoto em seu último ano de faculdade e às vésperas do exame final, recebe a trágica notícia de um acidente que vitimou seus pais. Seu mundo desaba, não lhe resta nada - nem mesmo sua casa - e, completamente abalado, ele não encontra condições para prestar o exame que lhe daria um diploma em veterinária pela Universidade de Cornell. O garoto foge sem rumo certo e acaba pulando para dentro de um trem em movimento. Só que esse trem não era um qualquer: era o trem que transportava o Circo Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra. Prestes a ser arremessado do veículo, ele fica amigo de alguns funcionários e, ao ser levado a uma conversa com o dono, após quase ser jogado novamente, acaba sendo contratado por ser um (quase) veterinário, cargo que nunca antes havia sido ocupado. E é nesse ambiente que se passam as grandes aventuras de Jacob. Ele faz amigos, um anão ruivo que trabalha como palhaço e um velho "coxo" que perdeu os movimentos das pernas por abusar do consumo de bebidas de baixa qualidade (as únicas disponíveis nos Estados Unidos durante a vigência da Lei Seca), e se apaixona, primeiro pela bela artista Marlena, e logo em seguida pela elefante Rosie. Mas Jacob também se mete em grandes encrencas...

     O livro, a meu ver, tem duas grandes virtudes. Primeiramente, ele consegue transmitir com riqueza de detalhes como era a vida em um circo itinerante nos Estados Unidos da década de 30, realidade distinta do ambiente circense nacional. Mas a característica que mais me marcou durante a leitura foi a forma como a autora aborda a velhice e, mais que isso, como a sociedade e outras instituições, como a família, tratam seus idosos. Através de uma narrativa que mesmo não sendo muito do meu agrado, alternando o presente (o senhor Jacob agora com 93 anos) e os tempos áureos da mocidade, o livro me fez refletir sobre o abandono sofrido pelos nossos idosos, assunto esse que não paramos para pensar até o momento em que somos nós os abandonados, e então já se é tarde demais para tentar lutar contra essa situação.

      Enfim, leia esse livro! Se não pela reflexão, que seja pelo entretenimento proporcionado pelo romance de Jacob e Marlena. Qualquer delas que seja a expectativa do leitor, esse livro a realiza.

NOTA DELE:





Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Bom, nunca tinha lido resenha desse livro mas já tinha visto ele nas lojas, parece ser realmente otimo e o romance dele com a Marlena deve ser fofo né?
    Adorei conhecerseu blog
    Sucesso viu ?
    beijos!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... O romance deles é realmente algo que nos prende. Torcemos por eles do começo ao fim.
      Fazia tempo que eu ensaiava em pegar esse livro pra ler tbm, mas quando peguei, li rapidinho rs.
      Beijos, e passe sempre por aqui ;)

      Excluir
  2. Deu até vontade de ler de novo! Li quando lançou (isto é, há muuito tempo rsrs), e não lembro tanta coisa da história. Mas uma coisa que lembro: a elefanta me cativou tanto, tanto! O modo como é tratado o ambiente circense também, não fica atrás. Na realidade, passei a dar valor, gostar mesmo de circo, depois que li este livro. Vida sofrida a deles. Me peguei chorando em várias partes do livro. Ahh, vou ter que ler de novo! haha
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro bom a gente nunca lê uma vez só mesmo, né? kkk
      E a cada leitura, percebemos mais coisas que não havíamos percebido na leitura anterior.
      O livro é muito bom. Resolvi ler faz pouco tempo, apesar de já ser uma história antiga.
      Mesmo assim, valeu a pena =)

      Beijos

      Excluir