Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

domingo, 10 de agosto de 2014

Resenha: Eleanor & Park



Resenha

Eleanor & Park

Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328

Sinopse: 
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.




OPINIÃO DELA:

     Acho que vou ser muito odiada por dizer isso, mas esse livro não superou minhas expectativas, infelizmente. Acho que foi um pouco culpa minha, pois ouvi falar maravilhosamente bem dele, e pela quebra de padrões de beleza no romance eu esperava uma leitura cheia de emoção. E o livro não é bem assim.

     O livro gira em torno de um casal improvável, um “mestiço” com herança coreana e uma ruiva que se veste basicamente com roupas feitas de retalhos e uma cabeleira ruiva armada que chama mais atenção por ela ser gorda. O fato de ser um casal tão improvável e a quebra dos preconceitos foi basicamente tudo que me convenceu a realmente ler todo o livro. Eles também tiveram primeiras impressões horríveis um do outro, mas com o passar do tempo sentados juntos no ônibus e ouvindo músicas que gostavam em comum, eles perceberam que o amor vai muito além das aparências.

     Eleanor foi expulsa de casa pelo seu padrasto abusivo e passou um ano vivendo na casa de conhecidos, ou seja, além de sofrer bullying pela aparência, a vida dela aparenta ser um inferno em casa. Quando ela volta a morar com a mãe e o padastro, voltam as coisas difíceis de novo, tanto pelo medo de seu padrasto quanto pelo bullying que sofre na escola. Já Park tem uma família perfeita, cujo único incômodo é seu pai, que é bastante rígido e não aceita algumas atitudes do filho.

     O romance entre os dois é muito bonito, é um romance maduro sem apelo sexual, sem caras musculosos e meninas perfeitinhas. A história amorosa dos dois gira em torno do compartilhamento de músicas em comum dos anos 80, gibis e, claro, da superação do preconceito! Talvez por isso não tenha chamado muito minha atenção, porque tinha muitas referências musicais que eu não conhecia por pura ignorância, assim como as histórias em gibis. Então, acredito que pode ser muito bom pra quem gosta desse estilo mais geek. Acho que o livro com certeza faz mais sentido quando se sabe do significado de cada música citada. A autora tem uma escrita muito sutil e estou ansiosa para ler tipos diferentes de livro dela, mas só a ousadia de fazer um romance com um casal tão diferente do “padrão” já me fez gostar da autora. E tem mais, Eleanor & Park termina de maneira subjetiva. Portanto com certeza uma continuação deve estar chegando por aí! Apesar deste livro em específico não ter me prendido muito, a autora é muito original e merece todo o sucesso que está fazendo. Espero ler outro livro dela logo logo! 

NOTA DELA:





Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Essa não é a primeira vez que uma pessoa fala que o livro não agradou muito.
    Mesmo assim, ainda continuo com muita vontade de lê-lo para tirar minhas próprias conclusões.
    Acho bem original essa proposta da autora, mas acho que não vou me dar enm com as músicas, já que é bem provável que eu não conheça a maioria.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Essa nossa impressão representa apenas se o livro bateu ou não com nosso gosto pessoal. De maneira alguma desencorajamos alguém a ler um livro por uma opinião de terceiros. Um livro tão famoso como esse certamente agradou a diversas pessoas... Se esse livro te chamou a atenção, leia sim, mesmo que depois você sinta o mesmo que nós nesse caso particular. Mas talvez você leia e no fim pense o quanto nós estávamos errados sobre ele hehehe
      Obrigado pelo comentário. Esperamos sua opinião aqui quando lê-lo ^^
      Volte sempre...

      Excluir