Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Resenha: Como Eu Era Antes de Você



Resenha

Como Eu Era Antes de Você

Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

Sinopse:
     Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

    Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.





OPINIÃO DELA:

     Lembro-me de sempre ler recomendações deste livro em todos os lugares, mas como não sou fã de romances muito “mel” (e o título me remetia a esse tipo de romance), hesitei em comprar o livro por um bom tempo até que não teve jeito. Comprei. E também hesitei para ler. Mas quando comecei, de fato, a ler o livro e ver realmente do que se tratava a história...NOSSA! Eu não parei de ler mais e esse livro acabou comigo emocionalmente!

     Will e Louisa são os protagonistas. Will tem gênio forte demais e é muito mal humorado, mas não tem como não se apaixonar por ele no decorrer do livro! É um homem muito educado, inteligente, romântico e além de tudo é muito determinado. Louisa, quando foi trabalhar com Will, não o suportava e não sabia lidar muito bem com as dificuldades dele, já que ele é um tetraplégico. Porém, no decorrer da história, ela começa a ver suas qualidades e acaba se apaixonando.

     Will também passa a amar Louisa, mas não consegue aceitar viver com ela como ele é, com sua deficiência, e acaba escolhendo seguir um caminho diferente, mesmo a amando demais. Acho que eu nunca chorei tanto com um final de livro como neste, foi muito surpreendente e muito inesperado.

     No geral, o livro mostra muitas das dificuldades que os tetraplégicos têm para fazer todo tipo de coisa, até namorar. É impressionante como não reparamos nisso em nosso dia a dia. Cheguei a ficar brava comigo mesma por não ter reparado como não se tem adaptações para pessoas com deficiência em nenhum lugar e, quando se tem, são muito precárias. Enfim, é um livro de muita reflexão e te faz passar uma semana pensando no sentido da sua vida, das suas escolhas, do que realmente importa, o que podemos fazer para sermos mais felizes, aproveitar a vida enquanto ainda temos tempo e o quanto você se importa com a realidade do próximo. 

     Adorei o livro, mas mesmo o final me surpreendendo eu acho que poderia ter sido diferente. Só tenho essa crítica a fazer. E recomendo muito o livro, ele nos ensina muita coisa.

“Seu corpo era apenas uma parte do pacote completo, algo para se lidar de vez em quando, em intervalos, antes de voltarmos a conversar. Para mim, tinha se tornado a parte menos interessante dele.” – Louisa

PS: O livro vai virar filme da MGM, e nas mãos dos mesmos roteiristas de A Culpa é das Estrelas e 500 dias com ela - Scott Neustadter e Michael H. Weber.


NOTA DELA:




OPINIÃO DELE:

     Achei o livro com uma história bonitinha, gostei muito dos personagens (inclusive e principalmente os que não eram os protagonistas). Mas não passou disso.

     A história é realmente interessante, contando a vida de Will pós-acidente, de sua rotina presa a uma cadeira de rodas e da relação que é estabelecida com Louise (ou Sra. Clark, como ele se refere a ela), sua cuidadora de primeira viagem. 

     No entanto, o livro de 316 páginas bem que poderia ter sido escrito em 260. Achei repleto de diálogos desnecessários, certos exageros descritivos irrelevantes em algumas passagens etc.

     Outra característica a ser salientada é a narração: mais um livro narrado em primeira pessoa, com meia dúzia de capítulos narrados por outros personagens. Realmente não entendo a lógica nesse tipo de narração... Não é meu estilo favorito, enfim.

     Sabe aquela ressaca que dá quando você acaba um livro (o "book hangover"), aquele período em que você fecha o livro e fica um tempo pensando nele, sentindo falta dos personagens e absorto na narrativa? Pois é, não tive... Ah, a capa é bonitinha.

NOTA DELE:







Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Não li esse livro mas estou lendo A Garota que Você Deixo para Trás, to beem no comecinho mas adorando a escrita da autora. Quando eu terminar e se eu gostar vou ler Como eu era antes de você, adoro livros emocionantes *-*
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai eu quero ler esse dele também, mas to com medo dos finais desse autor! hahaha vou conferir a resenha no seu blog quando terminar de ler! E esse livro é muito bom...mas já deveria vir com lenços, porque não tem como não chorar!
    Beijão ;)

    ResponderExcluir
  3. Meu livro preferido, maravilhoso!!!
    Digno de virar filme mesmo, é o tipo de livro que todos devem ler pelo menos uma vez na vida. Leio e não canso!
    Perfeito ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temática do livro é sensacional, muito tocante...chorei tanto no final! Quase não acrediteii! Lindo mesmo!!! ;)

      Excluir