Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Resenha: Jardim de Inverno

Resenha

Jardim de Inverno


Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416


Sinopse
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.



OPINIÃO DELA:

Um dos livros mais tocantes que já li. Amigos, aguardem, porque eu vou ficar indicando ele por muito tempo até vocês cansarem! Kristin Hannah conseguiu apertar meu coração em uma história maravilhosa. E já adianto que eu não acho o livro triste. Ele contém histórias tristes, mas a história do livro não é triste... É uma das coisas mais lindas que já li!


Em sua infância, as irmãs Margareth e Nina sempre foram muito unidas e muito ligadas ao pai, já que ela sempre fora extremamente afetuoso. As meninas faziam tudo juntas, inclusive ouvir os contos de fadas que Anya, mãe das garotas, sempre contava. Era o melhor momento delas com a mãe, porque era quando a mãe se transformava. Anya parecia não amar as filhas e elas nunca entenderam o motivo. Ela só parecia realmente mãe delas quando mergulhava em seus contos de fadas que faziam as pequenas irmãs dormirem todas as noites, sempre com as luzes apagas e em silêncio. Elas amavam o momento, pois se sentiam próximas da mãe.  

As irmãs viviam tentando se aproximar da mãe, sempre sem sucesso... Parecia algo impossível de se alcançar. Assim, elas resolvem encenar o conto de fadas que adoravam e que a mãe parecia também gostar na escola, em uma apresentação. Margareth, a mais velha, idealizou tudo e esperou que a mãe fosse adorar. Porém, a reação da mãe é totalmente contrária... Anya ficou furiosa e humilhou a filha na escola, gritando para que parassem a apresentação. Margareth prometeu a si mesma nunca mais ouvir os contos de fadas da mãe e Anya também nunca mais os contou novamente para as meninas.

Com o passar dos anos as meninas seguiram suas vidas... Mere se casou e teve duas filhas e Nina viaja pelo mundo como fotógrafa. Quando se encontram quem faz questão de manter a família unida é o pai, amoroso tanto com as filhas como com a mulher, um exemplo. Estava sempre agradando as mulheres da sua vida. Ele tentava sempre suprir o amor que Anya não conseguia dar às meninas. O pai representava a união da família, mas ele fica muito doente e faz Nina prometer a ele que elas não iriam desistir de conhecer a mãe, que peçam para ela contar o conto de fadas completo, a história toda. E então ele se vai.

Se elas tinham se separado pelos caminhos da vida, agora as filhas deveriam se unir para descobrir quem realmente é a mãe, conhecê-la de verdade, ainda que elas tenham que ouvir o conto de fadas. Elas conseguem fazer a mãe falar depois de muito tempo e aos poucos, mas quando se inicia essa parte do livro é que o encanto se espalha, porque é uma história maravilhosa, chega a arrepiar! 

Detalhes da Segunda Guerra Mundial são mencionados no conto de fadas e a história de Anya é, aos poucos, revelada. Descobrindo quem é a mãe, as meninas conseguem descobrir quem elas são também. As coisas vão se encaixando... Cada atitude da mãe tem uma explicação agora que elas sabem de toda a verdade. Uma história de uma mulher que forte demais, que faz qualquer um se emocionar. Uma história de amor pela família.

"Elas ficaram ali, as três, rindo juntas no meio do jardim de inverno, com as macieiras ao redor, e esse foi o melhor tributo que poderiam ter feito para ele. E mais tarde, quando Mamãe e Meredith já haviam entrado, Nina ficou ali, sozinha, no silêncio, olhando para um botão branco e aveludado de magnólia coberto pelo pó cinza.
- Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."


NOTA DELA:





Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Ká e suas resenhas lindas e apaixonadas!!! Adorei o modo como falou do livro!
    Já entrou pra lista de desejados, agora só falta o $$ pra poder comprar! rsrsrs.
    Enfim, sua resenha me deixou muito empolgada pra ler e quero fazer isso logo.
    E que capa linda essa!!!

    Beeeijos Ká <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coisa que mais me chamou a atenção no início foi a capa mesmo Gaby! É maravilhosa, uma das mais lindas que tenho com certeza! Mas o conteúdo faz jus à capa! A história é maravilhosa e ele sempre entra em promoção...já cheguei a ver por R$12,50 e super compensa!

      Beijão Gaby!!!
      Que bom que gostou da resenha <3

      Excluir
  2. Todo mundo fala q esse livro eh bem tocante.. Preciso ler para ontem..
    E adoro quando tem detalhes da segunda guerra,, deixa mais emocionante!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camylla ele é tocante mesmo...mas a história é linda! Chorei rios com esse livro! kkkk
      Mas é muito, muuuuito bom! Recomendo de olhos fechados hehe

      Beijão! ;)

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Já me falaram que a Kristin Hannah destrói nosso coração com suas histórias comoventes e emocionantes.
    Como eu me envolvo demais e sou uma manteiga derretida, não tive coragem de fazer essa leitura até o momento, mas sua resenha foi bem esclarecedora nesse sentido, porque agora sei que apesar das histórias que o livro traz serem tristes, o livro em si não é.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que só li esse livro dela e já me apaixonei pela escrita? Leia sem medo não perde tempo não que o livro é sensacional e a história é maravilhosa! Não é só tristeza não, prometo! hehe

      Beijão Paty! ;)

      Excluir
  4. Aaaah Karina, pára de ficar indicando livro bom uhauahaha
    Minha lista de compras aumenta e a culpa é suaaaa! <3
    Nossa, amei a resenha.. nunca imaginei que fosse essa a história... sempre paquerava a capa, mas sabe quando compramos o livro só pela capa, pra deixar a estante bonita? Talvez fosse assim kkkk agora nãão.... agora quero ler!!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauaauhauhauahauahau Dani sua linda, mas pelo menos é bom né?! Se fosse ruim aí sim seria um problema kkkkk
      Pois é eu tb tinha ele na estante de enfeite, mas nossa hoje eu acho que a história dele supera a capa viu?! Livro bom demais! Sério mesmo, leia! Tenho certeza que você vai gostar! Eu to louca pra ler "O Caminho para casa" da mesma autora hehe
      Só nos falta dinheiro e tempo né?!
      haha

      Beijão <3

      Excluir
  5. Adorei a resenha, mais um livro pra minha listinha hahaha
    Para a Tag The Liebster Award, eu deveria indicar 11 blogs para respondê-la e dentre eles escolhi o seu!

    O link da tag é http://halldoslivros.blogspot.com.br/2014/12/tag-liebster-award.html

    Espero que você goste de respondê-la! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bacana! Pode deixar que vou lá conferir sim...e depois vou responder! Obrigada viu?!
      E que bom que gostou da resenha Yasmin! Beijão! ;)

      Excluir