Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

domingo, 7 de dezembro de 2014

Resenha: Por Favor Cuide da Mamãe



Resenha


Por Favor Cuide da Mamãe


Autor: Kyung Sook Shin
Editora: Intrínseca 
Páginas: 236

Sinopse:
Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.






OPINIÃO DELE: 

Compre este livro! Não te garanto que você vai adorar sua história, seus personagens, ou sua narrativa. Ainda assim, COMPRE-O. Ele definitivamente vale a pena por um motivo: a CAPA. Ela precisa enfeitar sua estante. Não sei se as 1,5 milhões de cópias foram vendidas por esse motivo, mas a minha foi!


Esse livro é completamente sui generis. Logo na primeira página o leitor se sentirá perdido, pois a narrativa é feita de uma maneira tão simples, mas ao mesmo tempo tão incomum, que você demorará um bom tempo para entendê-la. No meu caso, só fui entender ao fim do livro, e nem tenho certeza disso ainda. Sinceramente acho que preciso de uma nova lida para compreender tudo que o envolve. Mas é preciso que eu diga: se a conclusão a que cheguei estiver realmente certa quanto a isso, esse livro é SENSACIONAL. Antes, veja as primeiras linhas dele:

"Faz uma semana que Mamãe sumiu.
Reunida na casa do seu irmão mais velho, Hyong-chol, a família troca ideias. Você decide preparar panfletos e distribuí-los onde Mamãe foi vista pela última vez. A primeira coisa a fazer, todos concordam, é rascunhar o panfleto. Obviamente, um panfleto é um recurso antiquado para a situação, mas não há muito que a família da pessoa desaparecida possa fazer, e a pessoa desaparecida é ninguém menos que sua mãe. Tudo o que você pode fazer é registrar seu desaparecimento, vasculhar a área e perguntar ao maior número possível de pessoas se uma senhora parecida com ela foi vista. Seu irmão mais novo, dono de uma loja on-line de roupas, diz que postou na internet que a mãe sumiu, descreveu o local onde ela foi vista pela última vez, adicionou sua foto e pediu para que as pessoas entrassem em contato com a família, caso a vissem. Você quer procurá-la onde acredita que ela possa estar, mas sabe que ela não conseguiria chegar sozinha a nenhum lugar nessa cidade."

O livro conta a história de uma típica família sul coreana que sofre com o desaparecimento da mãe, uma senhora já de idade avançada e com alguns problemas derivados dela. O casal mora no interior da Coreia do Sul, mas seus filhos há muito já se mudaram para Seul. E o retrato dessas duas realidades é verdadeiramente fascinante - outro ponto que já vale a compra do livro independentemente da história. As tradições, os costumes, o modo de vida e os pratos típicos de uma cultura tão diferente da nossa são muito bem descritos.

Esse livro vai te emocionar. Isso sim eu posso garantir. Enquanto conta a história dessa família, ele nos mostra a simplicidade da vida, o quanto às vezes deixamos de notar as pessoas que nos amam e a quem amamos, o quanto é importante valorizar nossos entes queridos, entre outras dezenas de possíveis reflexões que ele nos causa...

Enfim, por tudo isso, só sei que se "Por Favor, Cuide da Mamãe" não nascesse livro, com certeza nasceria pintura.


NOTA DELE:








Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Olá!

    Nossa, o livro parece ser bem interessante. E a capa é linda mesmo! Pelo trecho que você citou, é perceptível que a narrativa é diferente. Adoro esses livros que nos deixam confusos e, ao mesmo tempo, felizes e satisfeitos com a leitura. O título é outro ponto atrativo... Acho que vou acabar lendo ele, rsrs.

    Beijos.

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana.
      Sim ele é bem interessante mesmo, do começo ao fim.
      Leia sim, aproveite que ele é baratinho =)

      Bjosss

      Excluir
  2. Oi Arthur!
    Eu gosto muito de livros assim.
    Se emocionar com a simplicidade das coisas é magnifico.
    Adorei a capa.

    Abraços
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego.

      O livro é mesmo emocionante.
      Eu também adorei demais a capa. Aliás, junto com o fato de se passar na Coreia do Sul, foi um dos motivos que mais me levaram a comprá-lo.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Muito legal o blog! Estamos seguindo....Conheça tb o nosso blog http://arqleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir