Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Resenha: Uma Canção para a Libélula

Resenha

Uma Canção para a Libélula - Parte I


Autora: Juliana Daglio
Editora: Deuses
Páginas: 238

Sinopse
Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula. Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro.  Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta.  De Londres a São Paulo, dos Palcos aos Lagos. Uma canção para a Libélula é a história de uma alma perdida e de sua busca por quebrar o casulo de sua existência, para só então compreender o sentido da própria vida. Este livro é um profundo mergulho em uma mente nebulosa, permeada por lagos obscuros e pela inusitada morte; não havendo sequer esperanças. 
    
OPINIÃO DELA:

     Esse livro tem poderes mágicos! Juro que senti a dor da personagem principal! Não sei o que a Juliana fez, mas tudo nele é lindo! Eu compraria só pela capa e pelo nome... Não é a coisa mais linda do mundo?! Bom, eu soube desse livro porque a Ju é uma blogueira e quando ela lançou o livro todo mundo se apaixonou por ele como eu... Eu via o livro em todos os lugares e ficava pensando “vou comprar, preciso, necessito”! Até que soube que o livro falava sobre uma garota com depressão... Eu amo drama, eu amo o assunto, surtei de vez, achei a autora e comprei direto com ela.

     O livro conta a história de uma jovem pianista – Vanessa -, que vive em Londres com a tia Lorena, seu tio Ted e sua prima Rebecca. O que Vanessa mais ama na vida é tocar piano, pois é a forma de “libertação” dela, de “conexão” com o mundo, a forma que ela encontrou de abrir o coração e acalentar a alma. Como Vanessa é tímida e triste, ela odeia a parte do seu trabalho que exige ficar como um manequim em uma vitrine e ficar sorrindo e interagindo com as pessoas. Ela prefere seu piano e sua música. 

     No prólogo nos deparamos com a história da Vanessa ainda criança quando fez uma canção para o inseto que tanto admirava: a Libélula. A música mais linda que uma criança poderia compor, mas também a mais triste. Nessa parte conhecemos um pouco da infância de Vanessa, mas não tudo que a atormentava. 

"Marcos, ela é genial. Fez uma música magnífica e certamente é a mais inteligente de todas as crianças que já vi. Mas ela é triste... Perdoe-me dizer, mas sua filha está muito triste e isso me corta o coração."

     Quando o primeiro capítulo começa Vanessa já é uma pianista renomada fora do Brasil. Qualquer pessoa que a olhasse diria que a vida dela era perfeita. E ela se esforçava para isso, para esconder dela e de todos o sofrimento e a dor que sentia...  Vanessa não conseguia sentir prazer em nada que não fosse seu piano. Ela vivia angustiada, imersa nas suas lembranças, tentando fugir de seus sonhos mórbidos, mas eles estavam cravados nela... “A marca já estava lá”.

     Vanessa vivia em estado de negação, ela achava que fazia parte da personalidade dela ser triste... Até que termina com seu namorado Jude, pois ele a pediu em casamento e ela negou. Quando isso acontece, Jude fala muitas coisas que Vanessa não queria se lembrar mais... Coisas que tocaram sua alma e seu coração. Todo o esforço que ela fez para reprimir tudo aquilo tornou-se em vão e todas as suas lembranças amargas vieram à tona. Ela começa a repensar essas várias coisas e seus pesadelos aumentam. Ademais, Vanessa teve que voltar ao Brasil, pois seu pai estava doente e ela poderia perdê-lo a qualquer momento. Mas voltar significava olhar para tudo que ela tentava esquecer. Todos os fantasmas da sua infância voltariam e ela não queria aquilo. Ela não conseguiria enfrentá-los.

"Quando uma dor pede para levar embora suas lembranças ruins, ela também leva a parte boa. Arranca as raízes de tudo que você lembrava ser. Foi isso que aconteceu. A dor me levou a parte boa de minha infância e só deixou um vazio enegrecido para trás."

     Com a volta de Vanessa ao Brasil vamos entendendo tudo que a amedrontava... As coisas horríveis que sua mãe fizera e a tragédia envolvendo seu irmão Felipe... A “Vilã Cinzenta” estava cada vez mais perto.

"Ela me chama de Vilã Cinzenta, mas pode me chamar do que quiser...
Venha quero lhe mostrar uma coisa, só tente não desviar os olhos."

     O livro é muito real. É incrível como a autora conseguiu passar exatamente o que uma pessoa sente quando tem Depressão. O mundo fica cinza, nada mais importa... A pessoa não vê mais sentido em nada e a doença toma conta de você. O enredo me tocou demais... Eu me identifiquei muito com o que a personagem principal sente e acho que qualquer pessoa vai se identificar nem que seja um pouco. Sofri junto com a Vanessa e eu tinha vontade de sair gritando com cada pessoa que não a entendia, como se as personagens saíssem do livro e estivessem na minha frente! 

     A autora conseguiu de uma maneira fantástica falar de um tabu: a morte. É preciso falar da morte. É preciso falar da Depressão e das suas causas, os sintomas, pois é um assunto latente hoje em dia e nossas mentes estão cada vez mais doentes. A autora discorreu o assunto de maneira até poética! Uma Canção para a Libélula é uma das melhores leituras não do meu ano, da minha vida! Algumas coisas têm que ser faladas... As pessoas morrem disso hoje e ninguém entende, ou nega, ou acha que é coisa de louco. Eu quero dar meus parabéns para a autora Juliana Daglio... Ela fez um favor imenso à sociedade em geral. Mal posso esperar pela continuação! Quero meu exemplar garantido, rs!

"Ao longo da vida nós percebemos que grande parte de nossos ideais são meros disfarces mentais, que as verdadeiras respostas estão submersas em uma camada misteriosa que separa nossa consciência de todas as verdades dolorosas."

NOTA DELA:



Book Trailer mais que DIVO!

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi Karina!
    Mais jáááá?!?!?!
    Você ia começar a ler tipo, há dez minutos kkkkk - Gente esse povo não come nem dorme, só lê!
    Adorei a resenha, melhores da sua vida?!?! PRECISO!

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego vc TEM que ler... hahaha esse vai ser meu novo livro que vou falar em toda Tag para TODO MUNDO ler! rs
      É lindo e a Juliana escreve MUITO bem... Parece poesia de tão bonito que essa mulher escreve! Não sei como ela faz isso! E o bom é que tem a parte II !!! Eu vou ter um ataque até lá, mas ela vai lançar outro livro e acho que é um suspense, depois confiro com ela e chama "O Lago Negro".. Ai meu deus eu acho que é isso...vou confirmar! Sério, vc não vai se arrepender!!!
      Aqui a page que fiz dela...tem o blog dela se vc quiser ver Diego! E ela ainda é blogueira *_____*
      http://livrofagia.blogspot.com.br/p/autora-juliana.html <3

      Beijão!!! Eu devorei o livro, amei demais!

      Excluir
    2. HAhaha eu entendo!
      Livros... Tenho livros que coloco em todas as TAGs tbm hahahaha

      Vou conferir o blog dela u.U

      Excluir
  2. Ahh!! O que dizer? omo expressar minha felicidade?
    Eu fico com lágrimas nos olhos quando vejo essas lindezas de leitores, e sabendo que o livro teve sua mensagem desvendada, que tocou um coração.
    Karina Moysés, obrigada por esse presente. Obrigada por ter confiado na proposta do livro e me incentivado tanto.
    Você já mora no coração de autora, e no de amiga,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Eba!!! A Libélula chegou! rs
      Juuuu não chore, só se for de felicidade!!! Se não daqui a pouco vc vai chorar por cada Italiano que ler e comentar seu livro, rs! É bom vc ir se acostumando! Ninguém mandou escrever tão bem hahaha
      Eu é que agradeço o prazer de ler seu livro lindo, maravilhoso, perfeito!
      Acreditei tanto que é meu livro xodó! hahaha
      Faço carinho nele até! Você também já tem lugar reservado no meu coração amiga autora! <3

      Beijão!!! ;)

      Excluir
  3. Olá Karina, parabéns pela resenha...adorei e fiquei super a fim de ler o livro também :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo Quel você não vai se arrepender! ;)
      E terá parte II! hahaha To ansiosa!

      Beijão!

      Excluir
  4. Gente, o que é isso?
    Eu preciso ler esse livro!
    A capa já conquista de primeira, o enredo é incrível *-*
    Indo pra minha lista de desejados!
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia é liiiiindo *_*
      E a Juliana manda muito bem escrevendo! Nem parece o primeiro livro de alguém!
      Já é meu favoritinho rs
      E essa edição é MARAVILHOSA!

      Beijão flor! Espero que vc leia e goste! Eu comprei direto com a autora!
      <3

      Excluir
  5. Karina, que capa e títulos liiiiindos, já me apaixonei haha
    Adorei tua resenha e agora tô morrendo de vontade de ler o livro.
    Gostei de saber que o livro é bem realista quanto à depressão e concordo muito com você que a sociedade precisa entender essa doença antes de sair julgando elo que não conhece.
    Enfim, gostei demais e já coloquei na minha infinita lista de desejados hahaha

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo né Ellem??? Tava querendo ele há um tempão e resolvi adicionar a Ju no face e comprar logo pq tava rolando uma promo e ela manda marcadores e uma dedicatória maravilhosa! Enfim, é perfeito! xD
      Não tenho do que reclamar...acho q só posso reclamar de ter q esperar pra ler a parte 2!
      E sim, o tema é ótimo e a Ju é psicóloga...querendo ou não isso foi muito bom para o livro, ficou muito mais realista! Fantástico, mesmo! xD
      Coloca sim!!! Eu tb to com uma lista infinita...mas acho q todo leitor é assim né, rs

      Beijão! ;)

      Excluir
  6. Oi, tudo bom??
    Ainda não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele parece realmente encanador!!
    Fiquei muito curiosa pela leitura...

    Beijos,
    Juh ~ http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perfeito Ju! Muito mesmo... não perde tempo pq é lindooo <3 Minha paixão esse livro!
      Que bom que gostou da resenha! xD

      Beijão!

      Excluir
  7. Esse livro tá anotadinho num papel dentro do meu quarto, em algum lugar. (sou bagunceira, mal encontro meus óculos). Mas quero tanto, tanto, tanto lê-lo! *-* Parece um livro tão sensível!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina é exatamente assim, um livro muito sensível mesmo...a coisa mais linda! hauahuahau eu também sou bagunceira, mas não esquece dele nãi porque é muito bom! Faz jus a capa!

      Beijão!

      Excluir
  8. Respostas
    1. È lindo Marcel! *____________*
      Eu adorei e acho mesmo que vc ia gostar da leitura desse livro!
      Um dos livros mais lindos que eu já li <3

      Beijão ;)

      Excluir