Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

domingo, 2 de novembro de 2014

Resenha: Extras - Série Feios - Livro 04

Resenha

Extras


Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416


Sinopse
No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.


OPINIÃO DELA:

     Estava com medo de ler esse volume da Série Feios, já que achei o final de “Especiais” sensacional. Eu realmente não achei que seria necessário um quarto livro. Mas o autor Scott Westerfeld volta a nos surpreender em “Extras”! Claro que é outra história com personagens diferentes, mas pode ser considerada uma continuação. O enredo começa três anos após o fim de “Especiais”, a história se passa no Japão em uma cidade com as melhores condições de vidas possíveis e onde passamos da ditadura da beleza à ditadura da fama. Aqui a pessoa precisa ser popular para ter condições de viver bem... As melhores formas de se viver pertencem aos famosos! Na minha opinião, qualquer semelhança com a realidade em que vivemos NÃO é mera coincidência. Desde o primeiro livro acredito que o autor sabia exatamente aonde chegar e até no livro mais futurista conseguimos associar semelhanças com o que estamos passando hoje.


     A personagem principal nesse volume da série é Aya Fuse, uma Feia com 15 anos de idade que está sempre com uma câmera flutuante que a segue, o que é bem comum nessa sociedade. E o sonho de Aya é conseguir uma matéria fantástica para colocar em seu canal e atingir a fama! Aya quer fazer parte dos 1000 famosos, mas sua posição ainda no início do livro era de apenas 450.000. Nossa protagonista é a perfeita definição de Extra: alguém insignificante, invisível, sem fama, sem valor.

"Aya se lembrava vagamente da Era da Perfeição, quando bastava pedir por roupas fantásticas ou por uma nova prancha voadora para elas surgirem de um buraco na parede como se fosse mágica. Mas, hoje em dia, o buraco não dava nada decente a não ser que a pessoa fosse famosa ou tivesse méritos para gastar. E ganhar méritos significava ter aulas ou realizar tarefas - o que quer que o Comitê da Boa Cidadania mandasse, basicamente."

     Aya persegue um grupo de garotas que não gostam de fama e fazem passeios bem perigosos durante a noite – as “Ardilosas”. Como elas conseguem se esconder muito bem e não querem ser descobertas, ninguém acredita que elas realmente existam. Aya sabe que se conseguisse investigá-las e fazer uma matéria sobre elas, sua vida mudaria e ela seria uma garota popular e famosa... Ela conseguiria deixar de ser uma “Extra”! Mas durante a busca de Aya pelas Ardilosas a garota acaba tomando outros caminhos muito mais interessantes e perigosos. Aya vai descobrir como é ser famosa: tanto a parte boa, como a parte ruim. 
     
     O autor ainda mantem o tema já abordado nos outros livros da série... O fato de o ser humano tender a destruir o mundo. E a Tally não sumiu gente! ;) Ela e mais alguns personagens estão presentes nesse livro sim! Scott não decepciona... Mesmo em um livro futurista como “Extras”, ele consegue deixar uma mensagem bem clara sobre o que vivemos hoje. A fama tem sim seus privilégios, mas ela também tem seu preço. E cabe a nós decidir até onde iríamos em nome da fama

NOTA DELA:


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ai meu Deus!
    O último que li foi o "Perfeitos" e estava com medo de ler a sua resenha e pegar um mega-spoiler de "Especiais" mas acabei lendo depois que você falou que era uma nova história (apesar de poder considerar uma continuação).
    Japão?!?!?!? Estou muito empolgado pra ler *-*

    Beijos
    ​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii acho que não tem spoiler não! Aliás, com certeza aqui não tem, rs
      Tio Scott não decepciona Diego, fica tranquilo!
      Mas "Especiais" ainda é meu favorito!

      Beijos e me conta depois o que achou quando ler especiais!!!

      Excluir