Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Resenha: O Último Ponto



Resenha

O Último Ponto

Autor: Edson Monteiro
Editora: Novo Século
Páginas: 144

Sinopse:
Orquestras, bailes, danças, jogos. Este ciclo já faz parte da incrível jornada do brasileiro Juan Carlo, e da do argentino Jean Lucka. Ainda mais quando os dois, após terem ganhado um bom dinheiro em um cassino de Buenos Aires, acabam parando em um transatlântico que parte da capital portenha em direção à Barcelona.

Porém, durante esta tumultuada viagem, que parece ter surgido por força do destino, acabam descobrindo que amam a mesma mulher. É o que faltava para protagonizarem um duelo entre razão (Jean) e a emoção (Juan)! E eis que essas duas naturezas opostas resolvem travar uma disputa inteligente, que poderá marcar a vida deles para sempre. Quem sairá vencedor deste triângulo amoroso? E a quem Katharine entregará seu legítimo amor?





OPINIÃO DELE:

Como amante do poker que sou, confesso que a capa do livro me atraiu logo de cara. É, sem dúvida alguma, uma capa de destaque. E a beleza do acabamento não se restringe a ela: os detalhes nos capítulos, a contracapa, tudo mais é muito bem feito. Se acaso você não gostar da história, mesmo assim ele valerá a pena pela sua beleza física.

Mas, no fim, o poker é apenas o cenário inicial da história: dois amigos que formam uma dupla de sucesso no esporte. Os dois amigos são Juan Carlo e Jean Lucka, o primeiro é brasileiro e o segundo é argentino (sim, isso mesmo rs). Mas aqui preciso fazer um adendo: gostei demais dessa amizade ser entre um brasileiro e um argentino. Para quem conhece um pouquinho de história ou mesmo do povo argentino sabe que essa rixa tão difundida só existe na TV e no futebol, pois eles são realmente hermanos e nos adoram. Apesar de eles brigarem logo cedo na história, achei esse detalhe muito legal.

Voltando ao livro, logo no início há uma desavença brava entre eles e cada um resolve seguir seu caminho. Um mais meticuloso, o outro mais arrojado, mas ambos com seus sonhos e ambições. Mas os caminhos de ambos voltam a se cruzar logo em seguida, quando os dois se encontram num mesmo cruzeiro e, ainda mais, quando se apaixonam pela mesma mulher, Katharine.

O único detalhe que não me atraiu muito foi que, em algumas passagens com aprofundamento de alguns assuntos (algumas lições de vida, lições de moral ou provocações), achei que tais trechos ficaram meio irreais. Ou seja, acredito que na vida real haveria um maior diálogo antes que alguém desse uma lição de moral em um completo desconhecido, por exemplo. Mas entendo também que talvez seja um recurso do autor para causar mais impacto. Fiquei com a sensação de que o livro poderia ter o dobro do tamanho para desenvolver mais as boas ideias, os diálogos e o enredo de forma a explorar todas as possibilidades apresentadas pela história e aproveitar o suspense.

Li o livro no mesmo dia em que ele chegou. Além de ser fininho (140 pgs), a leitura flui bem. E garanto a todos que o final irá, de uma forma ou de outra, te surpreender. Mesmo àqueles leitores mais criativos; ou aqueles que sempre tentam adivinhar o final a cada novo detalhe que surge, desde o começo, como eu.


NOTA DELE:







Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olá Arthur!
    Parece ótimo.
    Eu sou o tipo de leitor criativo e que tenta adivinhar o dom da história kkkkk

    Abraços
    ​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  2. oi :D
    gostei muito da capa, acho que foi essa que vi aquele dia que chegou o livro pra você, né? é linda e a história parece ser boa. sou fissurada em jogos de carta rsrs não sei jogar poker, mas adoro ver nos filmes e nunca tinha encontrado um livro que também tratasse do assunto!
    parabéns pela nova parceria! beijo

    ResponderExcluir