Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Resenha: Mulheres Guerreiras

Resenha

Mulheres Guerreiras

Editora: Pandorga
Páginas: 147




Sinopse
Mulheres guerreiras são tantas... as que saem para trabalhar fora, as que ficam e cuidam da casa e dos filhos, as que estudam, a semianalfabetas, pois não tiveram tantas oportunidades, as cheias de filhos e as que não tem nenhum, mas dão tanto amor aos filhos do coração, seus ou não!
As mães, as esposas, as filhas, as sogras, as noras, as cunhadas, as avós, as bisas, as irmãs e acima de tudo as irmãs-amigas... senão de sangue, de consideração, apoio, carinho, apego e paixão.
Não importa! Todos tem uma guerreira em sua vida! Quem é a sua?
Quem ficou ao seu lado, ensinou direcionou, ajudou e teve toda paciência na hora que você mais precisou?
Quem é a sua mulher guerreira?
Talvez seja você mesmo!!! Quem sabe?


OPINIÃO DELA:

     Eu amei o livro de cara! Aliás, de capa, rs! De nome, de tudo... Como boa feminista fiquei muito curiosa para saber do que se tratava o livro. E não, não fala necessariamente de feminismo, não é um livro teórico. Mas com certeza vai mostrar para muita gente que as mulheres não são o “sexo frágil”


     Mulheres Guerreiras é um livro forte. Não digo isso pela história narrada, mas pela escrita da autora. É impossível não notar pelo jeito e pelas palavras que a autora é daquelas mulheres que não espera por nada, que vai atrás de tudo que quer sem pestanejar. A Fátima é muito objetiva e organiza suas ideias muito bem.

     Claro que a história contada também é forte, já que homenageia uma mulher que já passou por tantas situações difíceis em sua vida: a Dona Guiomar. Mas a autora consegue levar a narrativa com leveza e descontração.

     O livro conta a trajetória de amizade da autora com esta mulher chamada Guiomar de nada menos que 94 anos de idade e o quanto seus ensinamentos a ajudaram em todos os momentos de sua vida. Conforme Fátima conta sua história, conta também como Dona Guiomar a influenciou positivamente nas decisões. Mesmo nos períodos de medo e incerteza da juventude, ela sempre teve sua mestra em mente e tudo se tornou mais fácil. A autora chega a dizer muitas vezes que elas têm uma ligação de alma mesmo, não é uma amizade comum e isso é muito bonito de se ler!

     Fiquei pensando sobre o gênero do livro e de início poderia classificá-lo como autoajuda, mas no decorrer da narrativa percebe-se que a autora não diz o que temos que fazer para que as coisas fiquem bem. Na verdade ela conta sua história e cabe a nós decidirmos se concordamos ou não com o que foi dito e selecionar aquilo que podemos acrescentar em nossas vidas a partir dos ensinamentos de Dona Guiomar.  

     Vale colocar aqui que Dona Guiomar viveu o terror da escravidão e tem em mente lembranças de que ser negro significava ser inferior. Ou seja, nossa heroína é mulher e negra. Com certeza foi humilhada por opressores muitas vezes, mas ainda conseguiu superar seus medos e vencer na vida, servindo de exemplo para a autora deste livro. Não é para qualquer um! Já sou fã de Dona Guiomar...
     
     O livro é bem diferente, não consigo realmente definir um gênero específico para ele. Gostei muito da leitura e passei a admirar muito a autora Fátima tanto pelo gesto de carinho em homenagear sua mestra, quanto pela sua história e o modo como ela lidou e lida com tudo que acontece em sua vida. Guardei muitos ensinamentos do livro para mim e neste momento de mudança, particularmente, o livro teve um significado muito especial, carregado de energia positiva. Acho que eu só gostaria que o livro tivesse mais páginas mesmo! Recomendadíssimo.


Quotes que mais gostei:

“Voce nunca verá uma guerreira ser paisagem de sua própria vida, nem moldura de sua existencia. Ela imprime na realidade todo o seu potencial e este potencial nada mais é do que a sua verdadeira expressão de talento. Isso é mulher guerreira!"

 "O amor egoísta exige a presença, o amor de alma sabe que a grandeza e a verdade espiritual nunca deixarão de existir."


NOTA DELA:




Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. leciteresinha02@gmail.com......................participando

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Leci ele está a venda na Saraiva por um ótimo preço! =D
      Acho que compensa muito adquirir! É ótimo eu super recomendo!

      Beijão!!

      Excluir
  3. Ola tudo bem?
    Parece ser um livro bem interessante, sua resenha me deixou muito curioso para ler o livro, mesmo não sendo meu genero preferido.
    Abraços.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com.br
    Amei seu blog e já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius! Que bom que gostou! O Livro é ótimo.. também não é meu gênero favorito, eu amo drama rs!
      Mas a escrita da autora me conquistou! Mais do que recomendado!
      Que bom que vc gostou do blog, não conhecia o seu, vou passar lá!
      Beijão!!

      Excluir