Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Resenha: Cotoco



Resenha

Cotoco

Autor: John van de Ruit
Editora: Intrínseca
Páginas: 392

Sinopse:

O ano de 1990 na África do Sul será decisivo tanto para o país quanto para o garoto John Milton. Nelson Mandela está prestes a ser libertado, e, aos 13 anos, John acaba de ingressar em um internato de elite só para meninos. Ali, Cotoco viverá muitos dos ritos de passagem que envolvem essa fase da vida, e terá de fazer isso enquanto convive com pais, no mínimo, exóticos; uma avó gagá, e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido). O livro apresenta Cotoco em situações bizarras - de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pelas tentativas de conquistar as garotas e por catastróficas férias em família.




OPINIÃO DELE: 

Uma das necessidades para uma boa análise de um fenômeno qualquer é o distanciamento do objeto. Acho que isso foi a causa de eu ter demorado tanto tempo para escrever uma resenha sobre Cotoco: precisava me distanciar do livro. Mas mesmo agora parece que ainda não foi possível me desapegar dele.


John Milton é um garoto de 13 anos que vive em plena África do Sul dos últimos anos de apartheid e primeiros anos de uma verdadeira democracia. Mas seu mundo não envolve tais questões políticas; seu mundo está quase reservado ao espaço entre os muros do internato em que ele cursa seu primeiro ano. E é nesse ambiente que John Milton se transforma em Cotoco.

Mas Cotoco não é o único. Em seu dormitório vivem também Cachorro Louco, Lagartixa, Rambo, Barril, Esponja, Simon e Vern, e o grupo dos oito da ala oeste se mete em algumas confusões normais da idade e em outras nem tão comuns assim. 

O livro é todo narrado através do diário do Cotoco. Com várias anotações na maioria dos dias, logo após as primeiras páginas, eu já nem lembrava mais que se trata de um tipo de narrativa que não me agrada. A escrita não deixa nada a desejar...

Com entradas como 
"23h10 O Rain Man adormeceu com uma meia cáqui na boca. Espero que esteja limpa."
ou com passagens maiores que tomam algumas páginas, o diário de Cotoco nos transporta para dentro dos muros do internato, para dentro da cabeça de um garoto pré-adolescente e para dentro de um círculo de amizades muito bacana.

Suas 390 páginas passam voando, mas depois da última virada de página, Cotoco levará um tempo bem maior para sair da sua cabeça.

Infelizmente esse é o primeiro livro de uma série que possui 4 volumes que, acredito, contam os diferentes anos na escola. No entanto, apenas o primeiro foi publicado no Brasil. Portanto, muitas questões centrais acabam ficando em aberto, pois certamente farão parte do enredo dos livros subsequentes. Mas isso não prejudica em nada o livro, pois mesmo que eu jamais chegue a ler os próximos (PELAMORDEDEUS, NÃO), a leitura teria valido muito a pena. 

O subtítulo do livro é "O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos", e lhe é justo. Então prepare-se para muuuuuuuitas gargalhadas. E prepare-se para...


NOTA DELE:






Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. E prepare-se para...!!!!!! Para o quê Arthur?!?!? Não me mata de curiosidade não!
    Sou louco por esse livro há muito tempo, mas nunca encontro e quando acho está o valor de uns três livros.
    Tudo parece ser fantástico e, segundo o subtítulo e todas as opiniões que já li a respeito, perversamente engraçado.

    A Intrínseca precisa traduzir os outros volumes!

    Abraços
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego.
      hahahaha
      Desculpe-me por isso, mas foi necessário... As pessoas irão, além de gargalhar, surpreenderem-se. Leia o livro, só te digo isso ;)
      Sei que é caro e raro, mas dá uma olhadinha em grupos de troca que ele vale a pena.
      A Intrínseca precisa MUITO traduzir os demais volumes, mas eu sinceramente não acredito que isso vá ocorrer... \=
      Por enquanto, a saída é importar.

      Grande abraço =)

      Excluir
  2. Eu tinha visto há algum tempo essa capa e o título e achei super engraçado, mas não parei para dar aquela conferida na sinopse :( Gostei muito do que li aqui e a sua resenha está excelente! Próxima vez que encontrar ele por aí, vou dar uma chance! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tici. =)
      A única dificuldade é encontrá-lo por ai hehe. Mas caso você o encontre, não hesite em comprar, mesmo que não pretenda lê-lo imediatamente... ;)

      Bjoss

      Excluir
  3. Arthur, querido, amei sua resenha! Já quero Cotoco! Adoro personagens adolescentes, adoro narrativas bem pessoais assim, que nos conduzem por um único fio: a visão do protagonista. Isso me faz ficar pensando e até duvidando dele.
    Já pra lista de desejados.

    Obrigada pela visita de um de vcs à minha resenha.
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu.
      Obrigado =)
      Eu também me apaixonei pelo livro logo que ouvi sobre ele, e assim que o consegui foi uma alegria. E olha, o livro corresponde às expectativas, viu...
      A narrativa é demais, o único problema é parar de ler. Como são entradas curtas, vc sempre pensa "vou ler só mais uma e depois eu durmo" hahaha

      E pode deixar que sempre estamos lá na sua página
      Beijosssss

      Excluir