Menu

Início Sobre Nós Resenhas Ranking de Livros Parcerias Contato Image Map

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha: A Garota que tinha Medo

Resenha

A Garota que tinha medo

Autor (a): Breno Melo [Parceria]
Editora: Chiado
Páginas: 252




Sinopse
Diagnosticada com a síndrome do pânico, tudo o que Marina deseja é encontrar um lugar confortável neste mundo. Numa narrativa em primeira pessoa, detalhada e realista, Marina nos expõe sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, religiosa e familiar. Psiquiatras e psicólogos fazem os papéis de heróis neste livro tão impactante quanto revelador, que tem suas partes de amizade e amor ao próximo. Como não se emocionar com Péqui ou não se apegar ao veterano de guerra que cuida de Marina? A agorafobia é outro tema abordado de maneira tocante 





OPINIÃO DELA:

Não tenho palavras para expressar o quanto eu estava ansiosa para ler este livro! Foi então que eu soube que ele seria publicado pela Chiado Editora e o Breno disse que me enviaria um exemplar <3 Eu gostei muito da história da Marina e nunca havia lido nada  que se referisse a Síndrome do Pânico. Em "A Garota que tinha Medo", praticamente sentimos o que é ser um 'panicoso'. É perturbador, porém muito rico em conhecimento e profundidade.


Marina é uma adolescente muito inteligente e mora com sua família em Assunção, no Paraguai. Prestes a tentar as melhores universidades para cursar jornalismo, a vida de Marina se resumia a ver seu namorado muito pouco, estudar o quanto pudesse (sua mãe era extremamente exigente) e atualizar seu blog literário. 

Quando ela soube do resultado, ficou muito feliz, pois conseguiu uma vaga na Universidade que ela mais admirava: a UCA, já que Marina também era  E parecia que as coisas estavam indo bem, até que Marina começou a ter ataques de ansiedade, ataques de "pânico". 

No início ela não queria aceitar que alguma coisa estava errada, mas quando a Síndrome do Pânico desestabilizou todos os aspectos da sua vida, Marina resolveu encarar o que estava acontecendo de verdade. Ela descobriu que o seu excesso de ansiedade somado à diversos fatores, resultava na doença que a atormentava tanto desde então. Descobriu também que ela teria como controlar os ataques de pânico e viver uma vida normal, mas tudo isso dependeria mais da força de vontade dela do que de mais nada nem ninguém.

Determinada, Marina seguiu todos os desafios propostos pelo seu médico e conseguiu encarar seus medos e seus ataques pouco a pouco. Porém, é inegável que ela ainda se sentia insegura para contar sobre o que ela tinha, para conviver com pessoas que pudessem ir a qualquer lugar sem problema algum. Infelizmente, poucas pessoas sabem lidar com isso e ainda persiste um preconceito muito grande na sociedade em relação a esse tipo de Síndrome.

Foi então que Marina descobriu que falar no seu blog sobre o que estava acontecendo com ela era muito mais fácil do que encarar isso pessoalmente. Ela passou a conhecer muitos 'panicosos' e até a ajudá-los com a sua experiência. Nessas conversas, ela conhece uma pessoa especial, que vai mostrar que por mais difícil que seja, sempre haverá um caminho se existir amor.

O autor Breno Melo soube unir todas as pontas da história e ainda traçar uma boa discussão sobre o fato de as pessoas acharem menos perigoso tomar um calmante tarja preta do que tomar algum remédio tarja vermelha que seja associado de alguma forma com a loucura. Achei sensacional!

Quotes:

"Falar de si mesmo, expor suas intimidades e ainda ser honesto é dificílimo. Relembrar fatos desagradáveis, já esquecidos, é terrível. Olhar para si mesmo de forma racional, sem distorções, sem negações, pode ser um tapa no rosto.[...] Quase ninguém está preparado para se olhar no espelho. A maioria arrancaria os olhos ou quebraria o espelho. [...]"


"Quem supera seus medos é mais corajoso que aquele que nunca os teve ou jamais os enfrentou."

NOTA DELA:

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro, ele é uma de minhas próximas leituras e sua resenha me fez ficar ainda mais ansiosa para lê-lo. Espero gostar dele!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!!! Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro! Ele é ótimo, você não vai se arrepender! ;)
      Que bom que gostou da resenha!

      Beijão!!!

      Excluir
  2. Oi Karina! Que legal!!
    Acho que da próxima vez irei pedir este pela parceria rsrs
    Fico interessada quando o tema tratado são doenças, e formas de tratá-la. Melhor ainda quando o livro é bem escrito!
    Beijos lindona!

    ResponderExcluir