Resenha
A Teoria de Tudo
Autor: Jane Hawking
Editora: Única
Páginas: 448
Páginas: 448
Sinopse:
A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos – entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado.
Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.
OPINIÃO DELE:
A vida do físico Stephen Hawking é um tema curioso por natureza. Stephen enfrenta batalhas árduas diárias apenas para poder exercer sua genialidade. Ele possui uma doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (aquela do desafio do balde de gelo na cabeça). Nesse livro, sua mulher, Jane, conta um pouco de como é a vida daquele que é considerado uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos e, por muitos, a pessoa mais inteligente viva nos dias de hoje.
Vindo de uma família de estudiosos, Stephen era uma criança e um jovem normal, diferenciando-se dos demais apenas por sua inteligência incomum. Mas durante a juventude, os primeiros sinais da doença começaram a aparecer. Mesmo contra todas as indicações dos médicos e enfrentando prognósticos nada animadores, Stephen e Jane começam uma relação e decidem seguir em frente, tentar viver como uma família normal, casar, ter filhos... E assim o fazem.
No entanto, uma vida que aparentemente ocorria sem maiores dificuldades além das esperadas, em realidade era bem mais complexa do que as demais pessoas poderiam supor. Muito por conta da personalidade difícil de Stephen, mas também graças à falta de ajuda, dificuldades financeiras e indiferença de algumas pessoas. A vida dos Hawking nunca foi uma vida normal.
Porém, vez ou outra um prêmio ganho por Stephen ajudava a estabilizar as contas, um aluno dedicado ajudava a cuidar do professor com dificuldades, uma pessoa de fora se envolvia com o drama da família e tornava a vida um tantinho menos difícil... E assim os anos foram passando.
A biografia escrita por Jane era, originalmente, um livro ainda maior. No entanto, ele foi reduzido e adaptado. Na minha opinião, o livro ainda continuou um pouquinho mais extenso do que deveria. Além do mais, acho que foram cortados alguns trechos com relativa importância. Em um caso, acabei achando um erro de "continuidade", nada de mais, mas uma passagem retomando algo que não foi contado anteriormente como se supunha.
Mas a magia da vida de Stephen Hawking e de suas teorias compensam esses pontos e tornam o livro uma leitura muito válida!
NOTA DELE:
Oie,
ResponderExcluirTudo bem? Acho a história de vida do Stephen Hawking muito inspiradora. Fico feliz que tenha gostado do livro, parece uma leitura maravilhosa, apesar de não fazer meu estilo literário, fiquei curiosa!
Beijos
Carol
http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br
Oi Carol.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário!
Gostei bastante da história do Stephen, é muito curiosa e pouco conhecida!
Espero que você leia em breve hehe
Bjs!
Olá ^^
ResponderExcluirNão li o livro, mas assisti o filme e amei!
Eu realmente não curto biografias, mas talvez leia essa porque é muito interessante!
Adorei seu blog e já estou seguindo,
Bjks,
http://livrosentretenimento.blogspot.com.br
Oie!!
ExcluirNossa, acredita que eu não consegui ver o filme antes de acabar de ler o livro?? Demorei, mas terminei o livro e ainda não vi o filme! kkkk
Mas fiquei com a sensação de que o filme é melhor por ser mais dinâmico.
Obrigado pelo comentário.
Bjs =)